Sublime

« que é notável, que suscita a admiração»

«que vem do alto, que está situado no alto»

«De uma coisa, pessoa ou acontecimento que nos eleva, enaltece, transporta»

– o supremo grau de beleza –

Para além da razão e da expressão, entre medo, êxtase e dor.

 

 

Há uma historia do bailarino. Uma história que se mistura por vezes com uma outra história, a do sublime. Entre uma história e outra, há um mistério. O mistério como maestria, como capacidade extraordinária de produzir beleza. Para além. A história do sublime começa com o filósofo grego Longinus e sua discussão sobre como tornar um orador capaz de emocionar ou de persuadir uma audiência. Instrução e êxtase. Segundo ele, o sublime já foi utilizado para indicar o efeito de grandiosidade no discurso e na poesia; para indicar um sentido de divino; para o contraste entre as limitações da percepção humana e a impressionante majestade da natureza; como prova do triunfo da natureza e da imaginação sobre a razão; e, sobretudo mais recentemente, para significar algo que vai além da razão e da expressão. Para trás da linguagem. Indizível.

Pensar a figura do bailarino, é freqüentemente pensar na sua função antiga de produzir êxtase, de provocar sensações, evasões nos espectadores, de provocar o sublime. Com Now, os artistas Gustavo Ciríaco e Annabelle Pulcini querem questionar esta capacidade do bailarino em produzir “a evasão do agora” a partir da noção de sublime. O sublime pensado em sua concepção pós-moderna, onde ele não está mais ligado à produção de transcendência, porém à imanência das coisas, das situações, na sua materialidade. Este solo se quer como o local e momento da experimentação. Uma dançarina em cena em um espaço vazio. Sua presença e sua capacidade de produzir presente, sublime, algum lugar entre ela e os outros, entre os outros e o espaço, entre o espaço e o tempo. Vivido. Como material todo o seu mistério, todos os seus lugares, todo seu presente e sua presença.

Residencies 

Ménagérie  de  Verre, Paris

Centre  National  de  la Danse – CND, Paris

CCN de Tours, Tours

Centre National de la Danse – CNDC, Angers

Teatro  Cacilda  Becker – Funarte, Rio de Janeiro,

Support

CulturesFrance

Funarte

Choreography | creation  Gustavo Ciriaco (Brazil)
Performance | creation Annabelle Pulcini (France)
Light design Nicolas Boudier (France)
Production One Life Stand

Andrea Sonnberger

Nicolas Boudier